top of page
  • Debora Ly Rolino

A verdade sobre a psicoterapia

Um fato divertido sobre ser psicóloga é que, “vira e mexe", pessoas aleatórias me pedem “explicações” para um comportamento ou situação.

Isso acontece pois a psicologia nasceu como ciência ao criar teorias e tratados explicando o ser humano.

Ainda hoje, para alguns, ir a um psicólogo é ser interpretado por um especialista à luz de um conhecimento exterior a si. Receber um diagnóstico e passar por um tratamento.


As Psicologias Humanistas inverteram este paradigma.


No meu trabalho, buscar apoio de um psicólogo é iniciar um processo de compreensão de si. Sem intermédio de conceitos estranhos a sua própria experiência.

A abordagem fenomenológica coloca a atenção naquilo que se manifesta no presente e na forma com que cada indivíduo se relaciona com o mundo.

O processo começa na vivência do aqui-e-agora e, com o relacionamento terapêutico, vai se expandindo aos poucos.


Não importa para onde vamos e sim onde estamos e o que queremos


Durante o processo vamos entendendo como somos-no-mundo , quais as nossas fronteiras, recursos, facilidades e dificuldades.

Neste processo existem momentos onde ficar numa situação desconfortável é mais importante do que ser ajudado a sair dela.

Pois é neste entrar em contato que percebemos nossas dificuldades e características limitantes.


O terapeuta trabalha, sessão a sessão, para que o paciente adquira uma consciência mais ampla de si. E o cliente alcança sua autonomia quando assume a responsabilidade sobre si e sobre seu processo terapêutico.


Débora Ly Rolino CRP 06/159416


🌎 Atendimentos online e presencial. “Quando eu me aceito, então eu mudo.”

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page